SEGURO AGRÍCOLA

SEGURO AGRÍCOLA

O seguro agrícola visa cobrir perdas na atividade agrícola, decorrentes, de riscos climáticos como seca, geada, granizo, incêndio, chuva excessiva entre outros. Pode ser contratado na modalidade Multirrisco – em que a cobertura básica garante diversos destes riscos ou na modalidade Riscos Nomeados em que o seguro garante eventos climáticos específicos, como granizo e/ou geada. 

Produtividade: a Importância Segurada é calculada com base na produtividade garantida para a área a ser segurada, multiplicada por um preço (saca) estabelecido no momento da contratação para cada unidade a ser produzida. Esse preço utilizado na contratação será o mesmo utilizado no caso de eventual indenização.

Custeio: a Importância Segurada é calculada com base  no valor  do desembolso  para  o custeio da lavoura segurada. É devida indenização quando a produtividade obtida com a cultura é inferior à produtividade garantida na apólice, comprometendo a capacidade de pagamento do valor do custeio.

Replantio: cobertura adicional do seguro que garante reembolso das despesas em caso de necessidade de replantar a cultura atingida por granizo, tromba d’água ou chuva excessiva. Pode cobrir outros eventos.  

Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR): o Governo Federal subsidia anualmente parte do valor do seguro privado aos agricultores. Este subsídio é fundamental para tornar o seguro mais acessível e interessante aos produtores. Para todos os grãos, com exceção da soja, o percentual de subvenção ao prêmio será de 40%. Na soja, o percentual atual é de 20% do prêmio. O limite de subvenção por cpf é de R$ 60.000/ano. 

Zoneamento Agrícola de Risco Climático:  é um programa desenvolvido pela Embrapa por meio do Ministério da Agricultura que tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares. Para contratação do seguro, é essencial que o produtor rural siga estas recomendações.  

GUIA DO SEGURO RURALACESSE AQUI